Manifestação agita Fundão e fecha Ponte do Saber

Servidores e estudantes fecham a Ponte do Saber. Foto: Renan Silva

Servidores e estudantes fecham a Ponte do Saber. Foto: Renan Silva


“Se o governo não nos receber, o Sisu não vai acontecer”, com este mote, dezenas de técnicos-administrativos e estudantes realizaram, na manhã desta quinta-feira, 18, uma grande mobilização na Cidade Universitária, no primeiro ato unificado dos dois segmentos para mostrar que a greve é um fato.

A categoria decidiu que não fará inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada do MEC) até que o governo negocie. Para marcar a decisão, organizaram concentração em frente ao Centro de Ciências Matemáticas de da Natureza (CCMN), onde se situam dois setores ligados à inscrição: a Divisão de Registro de Estudantes (DRE) e a Comissão de Acesso.

Empunhando bandeiras e cartazes, apitos, buzinas e bumbos, os manifestantes seguiram pelos corredores do centro até o DRE onde, com palavras de ordem, reiteraram a decisão de suspensão da inscrição.

Em seguida, o bloco se dirigiu para o Centro de Tecnologia. O barulho dos bumbos, apitos e buzinas ecoou com alarde nos corredores: “A nossa luta unificou: é estudante junto com trabalhador”, diziam em coro.

Ponte fechada

Depois de percorrer com alarde as unidades do CT, convocando à luta o pessoal da greve de plantão, o grupo seguiu para a Ponte do Saber, fechando o acesso com retenção do trânsito por vários minutos.

Ao microfone, representantes dos estudantes e do Comando Local de Greve falavam à população: “Este é o primeiro grande ato unificado para colocar a greve na rua”, alertou Luis Pustiglione. “O governo não quer negociar. Enquanto não houve resposta, o Sisu não vai rolar”, insistiu Esteban. “Estamos parados e vamos continuar se o governo não negociar”, disse Marli Rodrigues.

Ato dia 19 – Com a chegada de viaturas do 17º Batalhão de Polícia Militar, o grupo reabriu o acesso e seguiu até a Praça Samira Nahid Mesquita, em frente à Reitoria, onde encerrou a atividades prometendo presença no ato unificado da Educação no dia seguinte, sexta-feira, dia 19, às 17h, com concentração na Candelária para passeata até a Cinelândia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s