É oficial: UFRJ suspende matrículas do Sisu

wpid-sisu-2016-inscricao.jpg

O comando Local de Greve (CLG)/Sintufrj, seguindo a orientação do Comando Nacional de Greve (CNG)/Fasubra Sindical, deliberou pela não realização da inscrição dos estudantes ao Sisu. A resolução ocorreu durante uma assembleia realizada nesta segunda-feira, 15.

SiSU é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

As inscrições estão marcadas para os dias 19, 22 e 23 de junho. Para a UFRJ foram aprovados para a primeira chamada do Sisu 3.731 estudantes.

Suspensão é nacional

A orientação do CNG/Fasubra Sindical é para que todas as universidades federais em greve no país, onde houver matrículas presenciais, com entrega de documentação, referente ao Sisu, o processo seja suspenso.

Enquanto o governo não receber o CNG/Fasubra Sindical com uma contraproposta às reivindicações encaminhadas para pôr fim ao movimento de greve, as matrículas para o Sisu continuarão suspensas.

A greve nacional dos técnicos-administrativos em educação foi deflagrada no dia 28 de maio. Os trabalhadores da UFRJ pararam no dia 29 de maio.

Na UFRJ a suspensão das matrículas do Sisu é também em solidariedade aos estudantes em greve por melhoria da assistência estudantil, que garanta a permanência deles na universidade.

Nossa luta é justa e legítima, portanto, companheiros, vamos respeitar a decisão dos CLG e GNG. E até a vitória!

12 thoughts on “É oficial: UFRJ suspende matrículas do Sisu

      • São os servidores mais antipáticos que conheço. Não ajudam os alunos, não os tratam bem e ainda não trabalham tanto assim. É o que tenho a dizer. Se a contraprestação pecuniária viesse acompanhada de um desempenho melhor de vocês, seria favorável.

      • Mariana, o complicado é cobrar simpatia de profissionais que tiveram de fazer concurso público para trabalhar e estão em completo descaso, tanto financeiro quanto a questões de trabalho. Sabemos que é um julgamento de valores, mas devemos levar em conta que a Universidade Federal do Rio de Janeiro só funciona devido a ação desses servidores.

  1. Olá pessoal tudo bem?
    Em relação a noticia, a suspensão das inscrições vale apenas para esse ano ou será também para os anos posteriores?

    • Guilherme, essa notícia está relacionada diretamente com a greve dos servidores técnico-admnistrativos da UFRJ. Sendo assim, não há relação direta com as deliberações da instituição.

  2. Pingback: Manifestação agita Fundão e fecha Ponte do Saber | Sintufrj

  3. Enquanto as outras universidades como a UFF , a Unirio e a Rural já estão na 3 ª chamada do SISU, somente a UFRJ resolveu penalizar os alunos do SISU, não chamando ninguém! Deixando os alunos sem a menor informação se o processo de chamada irá acontecer. Um bela forma de luta pela melhoria da educação.Boicoitando as matrículas do SISU! Como se o governo estivesse preocupado com a educação!

    • Olá, Ana Lúcia.

      O momento não é oportuno para a educação. Após os quase R$ 11 bilhões de cortes no setor, a UFRJ segue quase definhando através do ano. Segundo o reitor Roberto Leher, só haverá verba até setembro. Como uma universidade que não consegue manter sua estrutura vai aceitar quase 3 mil alunos? Que estrutura ela poderia oferecer a eles.
      Tendo conhecimento de toda a conjuntura, os alunos também entraram em greve e estão participando e promovendo ativamente diversas atividades de mobilização. A paralisação do corpo discente completou DOIS MESES no dia 29 de julho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s